sábado, 4 de janeiro de 2014

Breve Histórico do PORTO DE SANTOS e sua Importância - I

Porto de Santos 

Origem: Wikipédia




























Calixto, Benedito
 
Praia do Consulado, Porto de Santos , 1882 
óleo sobre tela, c.i.d. 
54 x 96 cm 
Coleção Pinacoteca Benedicto Calixto (Santos, SP) 
Rrprodução fotográfica David Rego Júnior

O Porto de Santos
Porto de Santos, localizado no município de Santos, no estado de São Paulo, é o principal 
porto brasileiro. A área de influência econômica do porto concentra mais de 50% do produto 
interno bruto (PIB) do país e abrange principalmente os estados de São PauloMinas Gerais
GoiásMato Grosso e Mato Grosso do SulAproximadamente 90% da base industrial paulista 
está localizada a menos de 200 quilômetros do porto santista.  Em 2007, o Porto de Santos foi
considerado o 39ª maior do mundo por movimentação de contêineres pela publicação britânica 
Container  Management, sendo o mais movimentado da América Latina. O sistema de acessos 
terrestres ao porto é formado pelo complexo de rodovias Anchieta Imigrantes e pelas ferrovias

O Complexo Portuário de Santos responde por mais de um quarto da movimentação da balança
comercial brasileira e inclui na pauta de suas principais cargas produtos como o açúcar, soja, 
cargas conteinerizadas, cafémilhotrigosal, polpa cítrica, suco de laranjapapelautomóveis
álcool e outros granéis líquidos.

O Porto de Santos foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1892, quando a então Companhia Docas de Santos (CDS), cedeu à navegação mundial os primeiros 260 metros de cais, na área do Valongo. Francisco de Paula Ribeiro foi o uperintendente da Companhia Docas de Santos entre os anos de 1888 e 1902, supervisionando e administrando a sua construção. É o maior porto da América Latina. Em 2006 a sua estrutura é considerada a mais moderna do Brasil e a administração da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) - empresa do Governo Federal, hoje vinculada à Secretaria de Portos da Presidência da República - busca diálogo com os prefeitos das cidades diretamente ligadas às instalações portuárias, SantosGuarujá e Cubatão.
No início do século XX as obras de saneamento urbano de Saturnino de Brito na baixada de manguezais levaram o porto a tornar-se salubre e a receber navios de todo o mundo, fazendo com que o movimento se expandisse significativamente. 
A cidade de Santos localiza-se no ponto mais adequado para transpor a escarpa conhecida por Serra do Mar. A estrutura ferroviária, iniciada ainda no período do Império, garantiu o afluxo de cargas, destinados ao comércio exterior. Nesse período, o café de São PauloMinas Gerais e Rio de Janeiro em sua grande maioria saia do Brasil pelo porto do Rio de Janeiro, com exceção de Ribeirão Preto, que exportava pelo porto de Santos, mas isso pós 1870. Distante cerca de 70
quilômetros da terceira maior cidade do mundo, a cidade de São Paulo, o porto é servido por duas ligações ferroviárias e duas estradas que ligam à capital e uma estrada para o sul do país. Os distritos industriais da Grande São Paulo e o complexo industrial de Cubatão existem graças ao Porto de Santos. A Cosipa, Companhia Siderúrgica Paulista, ligada à siderúrgica USIMINAS, de Minas Gerais, também opera um porto privativo que utiliza o mesmo canal de tráfego de
embarcações. É praticamente uma extensão particular do Porto de Santos, que é um porto estatal. Liderando o mercado nacional portuário, o Porto de Santos atende também vários países latino-americanos que fazem as cargas serem embarcadas e desembarcadas.

Calixto, Benedito 
Porto de Santos , 1890 
óleo sobre tela, c.i.d. 
30 x 36 cm
50 X 57 X 2,7 cm [moldura] 
Acervo Banco Itaú S.A. (São Paulo, SP) 
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida
O Porto de Santos ocupa, hoje, a trigésima nona posição no ranking mundial de movimentação de cargas conteinerizadas.



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